NA TRILHA DO OURO


Começa domingo e termina no dia 19 o Brasil Ride, na Bahia
Caxias do Sul – O mesmo cenário que já foi trilha para a exploração de ouro e diamante, no passado, abrigará agora o desafio de um grupo de ciclistas. A partir deste domingo, eles participam do Claro Brasil Ride, uma supercorrida de seis dias pelos vales e rios que compõem a Chapada Diamantina, na Bahia. Seis caxienses estão entre os competidores que percorrerão 600 quilômetros em seis dias.
Leonardo Nobre Parada, 36 anos, Rafael Capoani, 33, Guilherme Quissini, 27, Bruno Luís Lopes, 28, José Roberto Festugatto, e o irmão gêmeo, Fábio Festugatto, 39, não estão atrás de títulos. Nenhum deles é ciclista profissional e somente Lopes e Parada disputaram alguns campeonatos gaúchos. Eles viajam hoje movidos pelo desafio. Mesmo assim, procuraram caprichar nos treinamentos. Em média, cinco vezes por semana, pelo menos 60 quilômetros por vez. A preparação teve início em agosto.
– A competição é em dupla, e a dupla não pode andar mais do que dois minutos de distância afastada. Um deve dar apoio ao outro todo o tempo. Pode haver brigas, mas será preciso superá-las e seguir adiante. Este é um dos principais desafios da competição – explica Capoani, que costuma disputar o Rali dos Sertões como navegador e fará dupla com Quissini (as outras duplas serão Parada e Lopes e os irmãos Festugatto).
Os caxienses apontam o clima quente e os morros da Chapada como as principais dificuldades. Além, é claro, do terreno acidentado, com pedra, areia e travessia de rios. Para não chegarem desprevenidos, eles procuraram estudar, por meio de mapas, as áreas em que enfrentarão mais subida.
Situado no centro da Bahia, a pouco mais de 400 quilômetros de Salvador, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem 152 mil hectares e altitude média entre 800 e 1,2 mil metros acima do nível do mar, com picos de até 2 mil metros.
Estrutura – Disputado sempre em duplas, o Brasil Ride terá as categorias feminina, mista (um homem e uma mulher), open e máster (40 anos em diante). Pedalar e cuidar do equipamento serão as preocupações dos competidores, já que a organização fornece alimentação e arruma o acampamento.


Na foto a frente Leonardo Parada e seu companheiro de dupla nesta competição.Em conversa com Parada, ele afirmou que estará neste final de semana na final do Campeonato Zona Sul de MTB 2010 em São Lourenço, para participar da prova e encontar os amigos, visto que faz várias etapas que ele não participa do Zona Sul devido treinamentos para competição na Bahia. Detalhe da competição de alto nível: Valor da inscrição por atleta R$2.500,00 e foram destribuidos R$27.000,00 em prêmios, finalizou Parada.PARABÉNS A ELE E SUA TURMA POR ENCARAR ESTE DESAFIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog